Todos os post de Provincial

22 DE MAIO – DIA SANTO E ABENÇOADO

Não estranhe se eu disse: dia santo… Porque estaremos celebrando três grandes santas reconhecidas pela Igreja e pelo povo de Deus, se bem que duas são Bem-Aventuradas ou Beatas, que têm o mesmo significado. Santa Rita de Cássia, Bem-Aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini (beatificada pelo Papa João Paulo II, dia 07 de maio de 1995,mas com data a ser celebrada dia 22 de maio) e a nova Beata que será beatificada dia 22 de maio – a Ir. Dulce (da Bahia). Serão três santas com a mesma e forte característica – A CARIDADE.
NOVENA: Dia 12 ou 13 de maio inicia-se a novena à Bem-Aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini. Se pode encontrar a oração em nosso site. E celebra-se sua festa dia 22 de maio.

DIA 12 DE MAIO – DIA DO(A) ENFERMEIRO (A)

ORAÇÃO DA ENFERMEIRA
“Oh Senhor meu Deus” Seja qual for seu nome Ajudai-me a minorar o sofrimento do doente que estou cuidando Ajudai-me também, a dar a família deste, o apoio e fé, para enfrentar a realidade da doença ou da morte. Senhor fazei-me, um instrumento eficiente entre o médico e o doente, pois sei que sou o esteio de um consultório ou hospital. Iluminai, para cumprir minha função com presteza e sabedoria, pois creio em ti e meu coração estará sempre aberto a sua bondade e misericórdia. Saúde vos peço de suas mãos, “médico dos médicos”. Autor Desconhecido
Homenagem a todas e todos enfermeiras (os) das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo – Ser enfermeiro (a) é ser anjo de caridade, é ser mãe que intui e percebe todos os sinais do seu filho único enfermo e com muita ternura provê sempre o necessário e, não podendo acalmar a dor por outros meios, sua presença é o bálsamo por excelência. Parabéns! Sejam abençoados (as).

NOTÍCIAS DA CONGREGAÇÃO

• De Roma: Superiora Geral Ir. Juliana Fracasso (gaúcha de Nova Prata), com sede em Roma, visita as Irmãs no Oriente, retorna das Filipinas dia 1º de abril. Nossa Oração, pois hoje dia 23 de março é seu aniversário! Happy new year!!! Longa vida com Saúde igualmente para a Vigária Geral, Ir. Lauretta Gianesin, que completa nesta mesma data seu aniversário: longa vida com saúde! A vida é o dom maior, divino presente!
• Jesus continua chamando: Ingresso na etapa do Postulantado: Jovem Marta dá continuidade ao processo formativo iniciando a etapa do Postulantado, em Montenegro, dia 25 de março de 2011.
• Encontro de formação para as Superioras das Comunidades: As Irmãs Pastoras das Comunidades (Superioras) mais uma vez se reúnem para partilhar e refletir sua missão à luz do Carisma e Ministério Congregacional de 1º a 3 de abril de 2011. Assessoria do Pe. Dorvalino Alieve, SJ, Provincial e Conselho.
• Jovens ingressam na Comunidade Vocacional de Lima, Peru – após 10 dias de encontro com dinâmicas e convivência, sob orientação de uma equipe muito gabaritada de várias áreas, religiosos (as) e leigos, com a colaboração da Secretária e Conselheira Provincial Ir. Elenilza Silva Santos, 4 jovens encontram-se na Comunidade Vocacional.
• Pelos caminhos da missão vocacional: Ir. Elizangela Silva Gomes, assessorada por Irmãs das Comunidades do Nordeste, deu mais um giro para a continuidade do acompanhamento vocacional em Inhambupe – BA e Carnaíbas, Porto Real do Colégio, onde há jovens que solicitaram orientação. “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários à sua messe!”
• Provincial Ir. Marisa Inêz Mosena, dá início à Visita Pastoral às Comunidades da Provincia começando pela Comunidade Sagrada Familia, em Montenegro.
• Retiro na Provincia: Dias 11 a 19 de abril acontece o primeiro Retiro e Formação para as Irmãs das Comunidades, com assessoria de Pe. Atalíbio Schneider, SJ e o curso com a Dra. Ieda Rhoden.
• Imagem da Fundadora: Nossa grande alegria! Conseguimos um artista que fizesse para as nossas Comunidades da Provincia uma imagem em fibra de vidro, da nossa Fundadora a Bem Aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini, já com possibilidade de Culto Público, podendo expor sua imagem em Capelas, Paróquias, Dioceses. Se alguma Paróquia desejar uma imagem deverá fazer um pedido por escrito em duas vias, sendo que uma será encaminhada para Roma para ser anexada ao processo de canonização. Outras imagens da Bem-Aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini, Fundadora das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo, de 30 cm também estão à disposição na Sede Provincial – (51) 3592 2935.
• Revista Ecos de Nossas Comunidades – até meados de abril estamos recebendo os artigos que as Irmãs e Leigos da Familia Maria Domingas poderão enviar dando sua efetiva colaboração.
• Residência de Saúde para as Irmãs da Provincia: estão encaminhados os trabalhos preparatórios (reforço de colunas, fortalecimento da laje-forro) para a ampliação da Sede Provincial, para ter um espaço reservado às Irmãs em recuperação de saúde temporária ou de cuidados permanentes. Faltam recursos…. Mas com a ajuda da Divina Providência, juntas conseguiremos chegar ao fim.

JUBILEUS DE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

50 ANOS DE VIDA RELIGIOSA
No último dia 13 de março, as Irmãs MARIA JOSE ROMAN RÓS (Ubiratã –PR) E IR. GEORGINA BARBOZA (Feira de Santana – BA), celebraram 50 anos de vida Consagrada a Deus. Haja fidelidade a um só amor!

Que grande testemunho para todos que vacilam! Sigam em frente por outros 50 anos com a prece e o apoio de todas as Ministras dos Enfermos de São Camilo, a prece da Família Maria Domingas e a Bênção apostólica do Papa Bento XVI. Felicidades e obrigada pelo vosso SIM! “Bendize minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios!” (Sl, 103)

25 ANOS DE VIDA CONSAGRADA
As Irmãs Marilene de Bona (Montenegro), Marlene T. Becker (Dois Lajeados –RS) , Geni Gema Bedin (São Leopoldo –RS), Marli Jahn (Caarapó – MS), Maria Bernadete Rodrigues (Aracaju – SE) e Maria Antonia Deitos (Montenegro – RS), também celebraram nesta mesma data, 13 de março, na Capela São Camilo, junto à Sede Provincial da Congregação, sua fidelidade a Deus, nestes 25 anos de Vida Consagrada. Um grupo de Irmãs alegres e comprometidas com a causa do Reino de Deus, empenhadas em viver seu lema escolhido por tantos outros 25 anos de fidelidade: ” Dou graças àquele que me deu força, Jesus Cristo, que me considerou digna de confiança, tomando-me para o seu serviço.”( 1º Tm,1,12)