Leigos

Há 43 anos…

Em 1966, nossa família veio morar no bairro Pe. Reus de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. As Irmãs Ministras dos Enfermos de S. Camilo, que aqui já residiam desde 1959, de imediato nos cativaram pela simpatia, pelo espírito de acolhida e amizade.

Hoje, depois de 43 anos, recordamos ainda com ternura algumas figuras marcantes: Ir. Jesualda, Ir. Deodata, Ir. Hermínia, Ir. Ubalda, Ir. Clara, Ir. Teresinha, entre outras. Gradativamente, crescia nossa admiração e afeto para com elas, ao mesmo tempo em que nos sentíamos alvo de especial atenção, carinho e apreço. Quantos pequenos/grandes favores! E sempre com alegria. Glória a Deus! À medida que íamos conhecendo um pouco mais e experimentando na prática a espiritualidade e o carisma próprio da Congregação, fortaleciam-se também os laços de fraterna estima entre nós.

v Quando, mais tarde, as Irmãs deixaram as precárias instalações em que viviam, para se estabelecerem no bairro vizinho, a mútua relação de afeto não esmoreceu. Pelo contrário, nossa amizade tomou ares e perfumes de maior proximidade, mesmo porque foi a partir dessa época que as Irmãs, com um grupo de leigos, fundaram a Família Maria Domingas (FMD). Assim é que tivemos o privilégio de, pouco a pouco, ficarmos conhecendo a biografia e a meritória obra da fundadora da Congregação, bem como o seu carisma e espiritualidade, cujo eixo ou fio condutor é o amor misericordioso de Jesus, testemunhado no dia a dia.

Engajados na FMD, os leigos cerram fileiras numa caminhada em conjunto com as religiosas, comprometendo-se, num esforço de união e de fé, com um intercâmbio de oração e serviço solidário na Igreja, especialmente em favor dos doentes e mais necessitados. São pessoas atraídas precisamente pelo carisma e pela espiritualidade de Maria Domingas, desejosos de envolver-se no mesmo clima de caridade e serviço.

Nos periódicos encontros de formação, fomos aprendendo com que intensidade a Fundadora viveu o amor, fascinada pelo Cristo misericordioso, fonte de sua coragem e força interior. Seu grande ideal era viver como Cristo viveu, pensar como Cristo pensou, agir e amar como Ele agiu e amou. Ao lermos sobre a forma como Maria Domingas praticou essas virtudes e vermos como as Irmãs as vivem e praticam, sentimo-nos tocados e impulsionados a colaborar, cada um e cada uma nas suas limitações, nessa generosa missão de amor.

Em outubro de 2004, com a participação de representantes das várias comunidades da grande Província Maria Domingas, realizou-se aqui em São Leopoldo a 1ª Assembléia Geral da FMD, tendo por lema “Espiritualidade e Compromisso”. Ao concluí-la, registramos algumas palavras motivadoras: força e coragem, amor, fé e confiança, alegria, esperança e caridade, energia circulante, defesa e promoção da vida.

De nossa parte, bendizemos a Deus que, em sua bondosa providência, sempre nos agraciou, durante esses 43 anos, com o privilégio de participar, em alguma medida, dessa Congregação. Rogando ao Senhor da messe que lhe suscite novas vocações, elevamos também nossas preces pela fidelidade das vocacionadas.

Deus nos conceda podermos continuar ainda por muitos anos usufruindo da bênção que têm sido para nós e para tantas pessoas as Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo.

São Leopoldo, 04 de setembro de 2009.

Sidola e Adelhardt Mueller

Deixe uma resposta

Ministras dos enfermos de São Camilo

LINKS IMPORTANTES. DA CONGREGAÇÃO
CAMILIANAS
Ministras de los enfermos-Chile
Camilianas Chile
Camillian Sisters in the Philippines

OUTROS LINKS
Ministri degli Infermi
Religiosi Camilliani Italiani
Centro de Espiritualidade Cristo Rei