Irmãs Ministras dos enfermos de São Camilo

Discípulos Missionários a Serviço da Vida

Motivados pelo amor de Deus e acreditando na Juventude é que estivemos de 22 a 27 de agosto em Ubiratã-Pr juntamente com as Irmãs Zélia e Glasiela que são da Congregação do Santo Nome de Maria e padre Gilmar que é da Congregação dos ministros dos Enfermos de São Camilo visitando e refletido nas turmas de Catequese da Paróquia Santo Antônio o tema: Valores na família e os contra valores que prejudicam em sua vivência. Visitamos as turmas de Catequese da Matriz e das Capelas São Paulo, São Vicente e Jardim Josefina. Foram visitados no total de 1.169 catequizandos. Agradecemos ao padre Elias Sacerdote Jesuíta que nos acolheu com muito carinho.

foto01.jpg, 87kB

foto02.jpg, 87kB

foto03.jpg, 87kB

foto04.jpg, 87kB

foto05.jpg, 87kB

foto06.jpg, 87kB

foto07.jpg, 87kB

foto08.jpg, 87kB

foto09.jpg, 87kB

foto10.jpg, 87kB

foto11.jpg, 87kB

Espiritualidade do seguimento de Jesus

seguimento.png, 87kB

O seguimento resume todo caminhar humano e sua busca incessante de Deus. Já no Antigo Testamento fala-se de caminhar atrás de Yahweh na obediência de fé, como Abraão. O Povo de Deus, como comunidade de crentes, segue o Senhor, seu Deus, no esforço por responder a suas exigências na história.

A vocação e o seguimento a Jesus Cristo é dom de Deus que nos chama a seguir as pegadas do seu Filho Jesus na opção pelos mais empobrecidos.

Por isso, somos convidados (as) a meditar sobre a espiritualidade do seguimento, e meditar sobre a mesma é repensar as próprias bases de nossa consagração-missão na Igreja. Todos e todas pelo Batismo somos consagrados e chamados a viver em comunidade, a serviço do Reino de Deus. Deus nos chama e nos convida a dar uma resposta renovada e convicta a Ele que é o Senhor da história. O primeiro encontro de Jesus com as pessoas ao iniciar a pregação da Boa Notícia desemboca num chamado ao seguimento (Mc 1, 16-20). Antes de chamar, Jesus vê a pessoa com algo mais do que um olhar. Ele mira no fundo do coração e ali faz ressoar seu convite.

O chamado exige decisão, confiança, abandono, porque projeta para o futuro. Exige deixar muitas coisas, como, por exemplo a família que é um ambiente vital. Exige a renuncia de bens materiais que trazem garantia na sociedade (Mc 14, 33); a da própria lógica, fonte de auto-afirmação (Lc 9,23).

Seguir a Jesus requer romper com os vínculos que podem comprometer o seguimento: apego a estruturas sociais e a meios humanos (Lc 9, 57-62). Requer também superação do medo diante da perseguição, a perseverança diante das dificuldades e contradições.

O seguimento é uma resposta livre a um chamado gratuito. Jesus é quem toma a iniciativa, é Ele quem vai ao encontro. O homem, mais que buscar a Deus é buscado por Ele.

Seguir Jesus tem uma dimensão eclesial. Ele não chama as pessoas para que vivam isoladas. O seguimento exige comunhão. O seguimento também vai se realizando gradualmente e vai amadurecendo na resposta humana. O chamado de Jesus quando encontra eco de resposta livre, transforma a pessoa chamada em “discípulo”. É preciso cultivar uma vida de comunhão, pela oração e escuta da Palavra de Deus. A espiritualidade do seguimento é a síntese de toda a espiritualidade entendida como estilo ou forma de viver a vida cristã, seja como Leigo(a) Consagrado (a) ou Sacerdote.

Ao praticar pessoal e comunitariamente o discernimento sobre a vocação e missão é necessário ter como pano de fundo e ponto de referência central o seguimento de Cristo tal como se propõe no Evangelho.

Irmã Elizangela Silva Gomes Ministras dos Enfermos de São Camilo

Convite
O sentimento maior de Jesus diante de tantas pessoas fragilizadas, enfermas, paralíticas, à margem da sociedade, foi o sentimento de compaixão que nasce do olhar solidário de quem é feliz fazendo o outro feliz.

Você também, jovem, pode ter um CORAÇÃO SAMARITANO, como Jesus. Nossa Congregação é um espaço onde você pode crescer e praticar este carisma e esta espiritualidade.
VINDE E VEDE.

Oração pelas vocações

Jesus. mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e toda a humanidade.
Amém. (Do Papa Paulo VI)

Contatos:
Rio Grande do Sul Fone: (51) 3592 2935
Sergipe Fone: (79) 3631 4097
Bahia Fone: (75) 3622 2588
Paraná Fone: (44) 3543 1519

E-Mail - vocacoes@ministrasdosenfermos.com.br

fund.gif, 142kB ORAÇÃO PARA A NOVENA

Gloriosíssima Trindade que vos dignais exaltar as almas que mais vos tem glorificado na terra, concedei-me por intercessão da Bem-Aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini a graça que humildemente Vos peço (...) A riqueza de suas obras supere a pobreza das minhas e faça com que eu me torne digno(a) da Vossa Misericórdia. Assim seja.

Santíssima Trindade que sois um só Deus - Tende piedade de nós!

Bem-Aventurada Maria Domingas - Rogai por nós!

Criação de Liceo Piovesan para a província Latinoamericana das Irmãs Camilianas.